Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, escreve sobre o histórico da administração Biden como se fosse o rei Midas, quando na realidade está muito mais próximo do beijo da morte.

Dentro de cerca de três meses, a Administração Biden deixará o cargo. As saídas geralmente estimulam a reflexão. Para uma administração cessante, a principal tarefa é moldar a narrativa. A recente incursão do Secretário de Estado Antony Blinken na elaboração do legado da administração Biden baseia-se na “concorrência feroz” com “potências revisionistas” – Rússia, Irã, Coreia do Norte e China – que querem derrubar a América e dominar a ordem internacional às custas do Governo dos EUA. Na opinião de Blinken, a estratégia da administração Biden de gastos industriais internos e de melhoria das alianças internacionais foi o golpe de misericórdia que “colocou os Estados Unidos numa posição geopolítica muito mais forte hoje do que há quatro anos”. Infelizmente para Blinken, nada pode adoçar a pílula amarga de quatro anos de fracassos da administração Biden.

Comecemos pelos “investimentos históricos na competitividade interna” da administração Biden. Blinken apregoa a Lei de Redução da Inflação, que foi apropriadamente ridicularizada e ridicularizada . No seu sentido mais caritativo, a Lei de Redução da Inflação procura, entre outras coisas, incentivar a produção nacional de produtos como baterias, componentes e minerais para veículos elétricos através de tarifas e créditos fiscais. Em relação às baterias e aos minerais para veículos elétricos, dependemos esmagadoramente da China, embora a China seja o principal rival dos falcões da política externa. Isso foi realmente estranho.

Mas este “problema” é criação das próprias administrações Biden e Obama. Sob os seus ditames, a EPA e outras agências federais forçaram incansavelmente uma transição para veículos elétricos. Eles conseguiram isso por meio da aprovação, pela EPA, dos programas “Advanced Clean Cars” da Califórnia, um programa federal exclusivo no qual a Califórnia, com a aprovação da EPA, pode definir padrões de emissões para veículos, e por meio da definição de padrões rigorosos de emissões para veículos leves, médios e pesados que somente os veículos elétricos de “emissão zero” podem atender.

Este é o melhor jogo de engano de Washington: esconder que o governo causou o problema e assumir o crédito pela “solução”. A administração Biden afirma que está agindo com base nas preocupações sobre a dependência da China e a deslocalização da produção nacional, ao mesmo tempo que continua aumentando as exigências de veículos elétricos para níveis alarmantes. Enquanto isso, a candidata presidencial Kamala Harris diz: “Nunca lhe direi que tipo de carro você deve dirigir”. Claro, a EPA Biden-Harris pode não lhe dizer: “Você deve dirigir um veículo elétrico”, mas fique tranquilo, essas regulamentações tornarão impossível para a maioria dos americanos comprar veículos a gasolina ou diesel, enquanto os veículos elétricos têm preços artificialmente mais baixos devido à ordem governamental.

Se a política industrial interna da administração Biden apresentar falhas graves, o cenário da política externa estará em ruínas. O secretário Blinken elogia a “intensa campanha diplomática do governo Biden para revitalizar parcerias no exterior”. O problema é que os líderes dos EUA encaram as relações internacionais como uma forma de parentalidade, e que os EUA são os pais perpétuos dos seus filhos-nação “parceiros”. E a administração Biden age como um pai da pior espécie. Mima nações de todo o mundo com ajuda externa como um fundo fiduciário, ao mesmo tempo que se recusa a impor condições a outras nações para que a desejem. O resultado, sem surpresa, é que estas nações agem como pirralhos nobres , nunca satisfeitas com o que têm. Pior, porque “o poder tende a corromper ”, os nossos beneficiários de ajuda externa são muito piores do que meras crianças. O modelo do governo dos EUA é mais como dar ao seu filho viciado em heroína um fundo fiduciário incondicional e irrevogável, enquanto lhe implora que não o gaste em drogas. O que você esperava que acontecesse?

É verdade que o governo dos EUA condiciona ocasionalmente a sua ajuda, mas com queixas e lamentações suficientes, essas condições evaporam-se. A ajuda e as armas a Israel continuaram a avançar rapidamente, apesar das preocupações de que Israel as utilizou de formas que violavam o direito internacional. A administração Biden estabeleceu repetidamente linhas vermelhas que a Ucrânia não poderia ultrapassar, tais como a realização de ataques dentro da Rússia, e recusou-se a fornecer à Ucrânia certas armas para evitar a escalada. Ignoraram repetidamente essas linhas vermelhas, o que fez com que o presidente russo, Vladimir Putin, considerasse há muito tempo os EUA como um participante direto na guerra com a Ucrânia. Resta saber se a administração Biden continuará recusando permitir ataques com mísseis de longo alcance contra a Rússia. Dado o padrão de apaziguamento da América, tenho pouca confiança. Mas, para o bem da humanidade, esperamos que sim, já que a Rússia tem repetidamente oferecido avisos claros de uma nova escalada.

Longe de fortalecer a nossa reputação global, as alianças e parcerias minam frequentemente a nossa liderança moral. Blinken busca “um mundo onde o direito internacional, incluindo os princípios básicos da Carta das Nações Unidas, seja respeitado e os direitos humanos universais sejam defendidos”. Um objetivo louvável. Mas é fácil obrigar os nossos inimigos a respeitar estes padrões, como o Hamas e Putin, mas é muito mais difícil obrigar os nossos aliados, como Israel ou a Ucrânia, a respeitar estes padrões. O governo dos EUA nunca aceitou isto, nem se responsabilizou , pelo que os EUA são frequentemente vistos como defensores oportunistas destes valores. Este é um custo significativo das alianças emaranhadas de Washington.

Blinken escreve sobre o histórico do governo Biden como se ele fosse o Rei Midas, quando na realidade está muito mais próximo do beijo da morte. Longe de melhorar a nossa “posição geopolítica” ou – o que realmente importa – de melhorar a segurança dos americanos em casa, o historial da administração Biden é uma longa cadeia de desastres.

Primeiro, a Rússia invadiu a Ucrânia sob a supervisão da administração Biden. Na verdade, de acordo com os falcões, a administração Biden deu efetivamente “luz verde” a Putin na véspera da invasão russa. Embora sejam mais dólares do que ouro, dissuadir a agressão em todo o mundo é, no entanto, a moeda da política externa de Washington. Portanto, por sua própria medida, a administração Biden falhou. E, apesar dos níveis desproporcionais de ajuda externa dos EUA à Ucrânia, que continuam a aumentar, a Ucrânia não tem perspectivas de vitória.

Em segundo lugar, em 7 de Outubro de 2023, o Hamas assassinou dezenas de civis e militares israelitas, numa escalada significativa em décadas de ataques retaliatórios entre Israel e a Palestina. Isto também ocorreu sob a direção da administração Biden. Desde então, o custo humano tem sido trágico. E se a estabilidade no Médio Oriente significa alguma coisa para a administração Biden, certamente não é um sucesso. As mais recentes escaladas israelitas sugerem que o que resta da estabilidade regional está entrando em colapso, uma vez que Netanyahu parece estar apostando na criação de uma crise verdadeiramente existencial para Israel arrastar os EUA para o conflito.

Terceiro, toda Washington tem estado num estado de pânico suspenso há meses porque o Irã está supostamente à beira de uma bomba nuclear. Os falcões do Irã, incluindo a própria administração Biden, afirmam há meses que o Irã está a “uma ou duas semanas” de uma bomba. Como sempre, querem realmente dizer que o Irã está perto de ter material físsil suficiente para uma bomba nuclear, mas contam com o Boobus Americanus para ignorar estes pequenos detalhes, graças à sua propensão para a histeria. Blinken aponta o dedo à retirada do presidente Trump do acordo nuclear com o Irã, observando que nada foi colocado no seu lugar. É verdade. Mas que acordo alcançou a administração Biden nos últimos quatro anos? O que fez a administração Biden para se envolver com o Irã, que recentemente indicou a sua abertura às negociações?

Este é um registro que faria George W. Bush corar. Mas mesmo isto não esgota a panóplia de fracassos da administração Biden. A joia da coroa da política externa ineficaz da administração Biden foi a retirada desastrosa do Afeganistão. Todas as pessoas sensatas compreenderam há anos que tínhamos de nos retirar do Afeganistão. Mas nada exigiu a entrega de 8 bilhões de dólares em equipamento militar ao Talibã e a morte de treze soldados e muitos outros feridos. A tomada do poder pelos talibãs foi provavelmente inevitável, e Biden não foi presidente durante as duas décadas anteriores de fracasso, mas foi um erro colossalmente inepto. E, apesar de toda a arrogância bipartidária sobre a “ameaça” da China, alguém poderia pensar que o establishment evitaria financiar guerras na Ucrânia e em Israel e reduzir arsenais militares como uma praga. Mas estaríamos errados.

Os governos que reforçam o seu legado fazem parte do seu trabalho: aplicam uma camada de verniz aqui, cobrem algumas fissuras ali e proclamam os seus sucessos enquanto escondem os seus fracassos. Ocasionalmente, um líder é suficientemente franco para admitir os seus fracassos ao povo americano, como fez John F. Kennedy após a fracassada invasão da Baía dos Porcos (e isto apesar de uma das políticas externas mais alarmantemente belicosas, na medida em que o governo americano estaria disposto a – e forçaria o povo americano a – “pagar qualquer preço, suportar qualquer fardo, enfrentar qualquer dificuldade ” para combater as forças do comunismo). Mas não deveríamos ficar surpresos ao descobrir que o Presidente Biden não é esse tipo de líder. Biden tem apenas mais alguns anos, por isso não viverá para suportar o fardo do legado falhado da sua administração. Esse albatroz está reservado para o resto de nós.

Este artigo foi publicado originalmente pelo  Mises Institute .