Nem o desfile das celebridades nem os shows foram bons. O dinheiro arrecadado pelos democratas foi desperdiçado a ponto de eles estarem agora com uma dívida de 20 milhões de dólares. O presidente eleito Donald Trump se ofereceu para pagar a dívida porque, ao fazer uma campanha mais eficaz, ele tem um saldo a seu favor.

O milhão de dólares pagos à apresentadora de TV Oprah Winfrey pela campanha democrata de Kamala Harris – agora derrotada – é apenas o começo de um abismo sem fundo em termos econômicos. Apesar de ter arrecadado mais do que a campanha republicana de Donald Trump, muitos se perguntam como a atual vice-presidente desperdiçou tanto dinheiro para impulsionar sua candidatura.

Winfrey faz parte de um longo desfile de celebridades que promoveram a candidatura de Harris, sem mencionar os shows nos sete estados-chave com a participação de Lady Gaga, Katy Perry, Jon Bon Jovi ou Christina Aguilera, nos quais teriam sido gastos 20 milhões de dólares. A democrata acabou perdendo todos os estados decisivos para Trump. Isso mostra que, além do dinheiro, a eficácia está na mensagem enviada aos eleitores.

Por trás disso está Jen O’Malley Dillon, gerente de campanha de Harris, que, de acordo com uma fonte que falou ao Breitbart, “gastou US$ 1 bilhão em poucos meses”. Segundo consta, ela fez pressão para que a campanha “tivesse shows com celebridades como Katy Perry, Lizzo, Eminem e Bruce Springsteen”. Além disso, “várias pessoas” que trabalharam com os democratas “ainda estão esperando por vários pagamentos atrasados que lhes foram prometidos por seu trabalho”.

Campanha democrata pede doações

Tanto alarde da mídia não funcionou para Kamala Harris, isso está claro. Certamente esse desperdício de dinheiro será estudado pelos democratas no futuro, considerando que, entre janeiro de 2023 e 16 de outubro de 2024, a campanha dela arrecadou US$ 997,2 milhões, em comparação com os US$ 388 milhões da campanha de Donald Trump, de acordo com dados da Federal Election Commission (FEC).

O cenário é tão caótico que, mesmo após sua derrota em 5 de novembro, “a campanha eleitoral da vice-presidente Kamala Harris ainda está procurando doadores em dinheiro”, afirma uma reportagem do Daily Caller. Eles usam a frase “Harris Fight Fund” para justificar – em e-mails enviados a seus eleitores – a nova arrecadação de fundos para “financiar esforços legais e iniciativas de recontagem para ajudar os democratas em disputas apertadas no Congresso”.

O pleito também é acompanhado por uma dívida de US$ 20 milhões, de acordo com Christopher Cadelago, chefe do escritório do Politico na Califórnia, escrita em uma publicação no X. Somente em publicidade, os democratas gastaram US$ 654 milhões de 22 de julho até o dia da eleição, enquanto Trump gastou US$ 378 milhões, ou 57% menos, na mesma categoria, de acordo com dados da AdImpact citados pelo Washington Examiner.

Trump faz uma oferta a Harris

Além do que a campanha de Harris arrecadou, outros grupos democratas também acrescentaram contribuições à marca de US$ 1,2 bilhão neste ciclo eleitoral. Como esse dinheiro foi desperdiçado? Isso será conhecido nos próximos dias, pois a FEC exige que os candidatos apresentem relatórios pós-eleições gerais dentro de 30 dias.

De qualquer forma, se a extinta campanha de Kamala Harris não puder pagar suas dívidas, o presidente eleito Donald Trump “se ofereceu” para pagá-las. O fato de ter feito uma campanha estratégica, aproveitando os erros dos democratas para melhorar sua imagem, permitiu que a equipe do ex-presidente mantivesse o saldo a seu favor. “Temos muito dinheiro sobrando, já que nosso maior ativo na campanha foi a “mídia conquistada”, e isso não custa muito. VAMOS FAZER A AMÉRICA GRANDE DE NOVO!” era parte de sua mensagem no Truth Social.

Mais uma vez, ficou provado que fazer mais barulho não significa que seja eficaz. O importante é enviar a mensagem certa para as necessidades urgentes, como a deterioração da economia que está corroendo a carteira dos eleitores, em vez de criar filtros de Snapchat.