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Cristianismo e realidade: breves notas sobre os erros fundamentais do modernismo filosófico

Lembro-me de diversas oportunidades (tanto no COF como em vídeos do youtube) em que Olavo de Carvalho dizia ser um filósofo “assistemático”, como o era, por exemplo, Duns Escoto; diferindo, portanto, de filósofos “sistemáticos” como Mário Ferreira dos Santos ou Santo Tomás de Aquino. Ora, não sei se por loucura ou tendência, acredito estar incorporando uma espécie de síntese entre essas duas tensões: de escrever sobre pontos específicos (ou inspirações de momentos) através daquilo que de melhor foi sistematizado na Sã Filosofia católica. É claro que não escrevo isto para dizer que sou um produto acabado, o que seria risível e um absurdo puro e simples (inclusive, caro leitor, escrevo isto com um sorrisinho debochado de canto para não esquecer de como podemos ser bocós caso o sentimento inspirativo nos cegue por completo).

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Escrevi todas as notinhas rapidamente em meu canal do Telegram, como uma espécie de “flash”, após um deslumbre que tive ao repaginar algumas coisas importantíssimas da Filosofia e da Metafísica de Santo Tomás de Aquino. Bateu-me uma certa vontade de reler algumas páginas magníficas da II-II (secunda secundae) da Suma Teológica, assim como algumas páginas da magna obra do Pe. Álvaro Calderón (FSSPX): El orden sobrenatural.

A intenção das notinhas que lerão abaixo foi demonstrar, genericamente (apesar de abordar maiores aspectos), a IMENSA diferença entre a maravilhosa síntese da Metafísica de Santo Tomás (distinção real entre Ser e Essência) e o reducionismo modernista de Galileu, Descartes, Bacon etc.

Enfim, espero que essas notinhas sirvam – como de fato serviram a alguns de meus inscritos do Youtube e do Telegram – para despertar o interesse sincero e profundo nos estudos do nosso Dr. Angélico.


Parei para dar algumas repaginadas na síntese metafísica de Santo Tomás. Meu Deus, como pôde alguém ser tão realista e erudito ao mesmo tempo em que foi tão caridoso a ponto de pegar em nossas mãozinhas com toda santa paciência para nos ensinar?

A síntese metafísica de Santo Tomás inclui, com efeito, matéria e forma, ser, essência e existência. Conceitos dificílimos que perpassam toda a história da filosofia, não é mesmo?

Santo Tomás “brinca”[1] conosco da seguinte maneira:

Santo Tomás e o Pe. Álvaro Calderón

BREVE DEMONSTRAÇÃO DAS ABSURDIDADES MODERNAS E O SEU REDUCIONISMO CÓSMICO

I

II

III

Conclusão


[1] É claro que uso o verbo “brincar” aqui referindo-me à inocência característica de Santo Tomás.

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