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O Experimento de Harry Harlow: A macaca de ferro e a macaca de pelúcia

O famoso experimento de Harry Harlow, conduzido nos anos 1950, revolucionou a compreensão sobre os vínculos afetivos, especialmente a relação entre mãe e filho, desafiando as ideias vigentes de sua época. Até então, a ciência predominante, fortemente influenciada pelo behaviorismo, acreditava que o vínculo materno se formava primariamente pelo alimento, visto como a principal fonte de reforço positivo. Contudo, o trabalho de Harlow trouxe à tona a importância de outro aspecto fundamental para o desenvolvimento emocional: o afeto físico e o conforto.

Neste estudo, será explorado o experimento de Harlow com as “macacas de ferro e pelúcia”, com uma análise detalhada dos seus resultados, implicações teóricas e éticas, bem como suas reverberações no campo da psicologia do desenvolvimento e no cuidado infantil contemporâneo.

Na época em que Harlow iniciou seus estudos, as teorias predominantes sobre o desenvolvimento infantil, baseadas no behaviorismo, argumentavam que o comportamento humano era moldado por reforços positivos e negativos. Nesse contexto, acreditava-se que os laços de apego entre mães e filhos eram formados principalmente pela alimentação. Esse enfoque reducionista sugeria que a mãe, sendo a fonte de alimento, condicionava o bebê a estabelecer um vínculo baseado na satisfação de suas necessidades biológicas.

No entanto, paralelamente a essas ideias, o psicólogo John Bowlby começou a desenvolver a teoria do apego, que sugeria que o vínculo entre mãe e filho ia além do alimento e incluía aspectos emocionais. Ele argumentava que os bebês necessitavam de segurança emocional e proteção, e que o afeto desempenhava um papel crucial no desenvolvimento saudável. Bowlby defendia que a ausência de uma figura de apego confiável poderia resultar em problemas emocionais e comportamentais na infância e até na vida adulta. Harlow, então, decidiu testar essa hipótese de maneira experimental, usando macacos rhesus como sujeitos.

O Experimento de Harlow: Macacas de Ferro e de Pelúcia

O experimento de Harlow consistiu em criar dois tipos de “mães” artificiais para os filhotes de macacos rhesus:

  1. A macaca de arame: uma estrutura feita de arame, que fornecia leite, mas não oferecia nenhum conforto físico.
  2. A macaca de pelúcia: uma estrutura coberta com tecido macio e aconchegante, que não fornecia leite, mas oferecia contato físico confortável.

O objetivo era observar qual das “mães” os filhotes prefeririam: a que oferecia alimento (mas não conforto) ou a que oferecia conforto (mas não alimento). Os resultados do experimento foram bastante reveladores.

Apesar de a “mãe de arame” fornecer leite, os filhotes de macacos passavam a maior parte do tempo agarrados à “mãe de pelúcia”. Eles só se aproximavam da “mãe de arame” quando estavam com fome, mas, assim que se alimentavam, voltavam imediatamente para a “mãe de pelúcia”. Isso demonstrou que os filhotes buscavam o conforto físico e o afeto como prioridade, e não o alimento.

Resultados

Os resultados de Harlow desafiaram diretamente a visão behaviorista predominante e abriram caminho para uma compreensão mais complexa e profunda sobre o desenvolvimento emocional.

O experimento evidenciou que o afeto físico e o toque são elementos cruciais para o desenvolvimento saudável de qualquer criatura social, incluindo seres humanos. Os filhotes de macacos rhesus que foram privados de contato físico adequado exibiram uma série de comportamentos anômalos, como ansiedade, agressividade e dificuldades em socializar com outros macacos.

Esses achados foram determinantes para consolidar a teoria do apego proposta por John Bowlby. Segundo essa teoria, o desenvolvimento emocional saudável requer mais do que a simples satisfação das necessidades biológicas de alimentação e higiene.

O apego seguro, que se forma quando a criança se sente emocionalmente protegida e acolhida por uma figura materna ou paterna, promove o desenvolvimento de confiança e segurança. Crianças com apego seguro têm mais propensão a explorar o ambiente, a se socializar e a desenvolver relações emocionais estáveis e saudáveis.

Por outro lado, a privação de afeto e de segurança emocional pode resultar em problemas emocionais significativos, como ansiedade, insegurança, dificuldade em formar laços sociais, e até mesmo depressão. Essa conclusão foi corroborada por estudos posteriores, que revelaram que crianças que crescem em orfanatos ou instituições sem o cuidado emocional adequado, mesmo quando alimentadas e vestidas, frequentemente apresentam deficiências emocionais e comportamentais.

Implicações Éticas

Embora o experimento de Harlow tenha oferecido importantes insights sobre o desenvolvimento emocional, ele também levantou questões éticas significativas. Os filhotes de macacos rhesus que participaram dos experimentos eram separados de suas mães biológicas e submetidos a condições estressantes e muitas vezes traumáticas. Nos casos mais extremos, Harlow conduziu experimentos adicionais nos quais os filhotes eram completamente privados de contato social ou físico por longos períodos. Esses macacos frequentemente exibiam comportamentos profundamente perturbados, como automutilação, apatia e incapacidade de formar laços sociais ou cuidar de seus próprios filhotes.

Essas observações levantaram um amplo debate sobre o uso de animais em experimentos científicos, especialmente quando os procedimentos resultam em sofrimento físico ou psicológico significativo. Embora o trabalho de Harlow tenha fornecido valiosas contribuições para o campo da psicologia, muitos críticos argumentam que as implicações éticas deveriam ter sido consideradas de maneira mais cuidadosa. Hoje, os padrões éticos para experimentos com animais são muito mais rigorosos, e experimentos como o de Harlow provavelmente não seriam permitidos sob as diretrizes contemporâneas de proteção animal.

A importância do estudo

Os achados de Harlow ainda são amplamente citados em estudos de psicologia e desenvolvimento infantil. Eles reforçam a noção de que o contato físico e o afeto são cruciais nos primeiros anos de vida. Em práticas neonatais, por exemplo, o método canguru, que promove o contato pele a pele entre os pais e o bebê, é amplamente utilizado para fortalecer o vínculo emocional e proporcionar conforto ao recém-nascido.

Além disso, as descobertas de Harlow também influenciaram práticas institucionais. Orfanatos, creches e instituições de cuidados infantis passaram a enfatizar a importância do afeto e do cuidado emocional, além da simples provisão de alimento e abrigo. O estudo também continua a ser uma referência em discussões sobre abandono emocional, negligência infantil e o impacto de tais condições no desenvolvimento emocional e social de crianças.

O experimento de Harry Harlow com as “macacas de ferro e de pelúcia” foi um marco na psicologia do desenvolvimento, trazendo à tona a importância crucial do afeto e do contato físico no desenvolvimento emocional. Ao desafiar a ideia de que o vínculo materno se baseia exclusivamente no alimento, Harlow demonstrou que seres sociais, incluindo humanos, têm necessidades emocionais fundamentais que precisam ser atendidas para que se desenvolvam de forma saudável.

Esses achados continuam a influenciar o cuidado infantil, a teoria do apego e a compreensão do impacto do afeto no bem-estar psicológico, destacando que o amor, o cuidado e o toque físico são tão importantes quanto as necessidades biológicas na formação de indivíduos emocionalmente saudáveis. Ao mesmo tempo, o experimento também levanta importantes considerações éticas sobre o tratamento de animais em pesquisa científica, questões que permanecem relevantes até os dias atuais.

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